8 cores que você deve evitar combinar com o preto, segundo designers

8 cores que você deve evitar combinar com o preto, segundo designers
(Crédito da imagem: Benji Lewis Interiors/Farrow & Ball)

Preto é um tom clássico, elogiado por sua versatilidade, sua elegância, sua atemporalidade. Mas há algum tom que você não deve combinar com preto? Como qualquer cor, sim, claro que há cores que nem sempre vão funcionar quando combinadas.

Conversamos com designers e especialistas em cores para saber suas opiniões sobre quais cores evitar com o preto. Muitas vezes, quando pesquiso essas peças e falo com designers, eles relutam em realmente focar em quais combinações de cores não funcionam. Muitas vezes ouço que a maioria das cores funciona com qualquer coisa, nunca diga nunca, respostas do tipo. E eu concordo, você pode fazer a maioria das combinações funcionar se souber o que está fazendo.

Devo decorar meu quarto com uma placa neon?
5 erros de decor que deixam sua sala bagunçada
O que é Coastal Design? Aqui estão 9 maneiras pelas quais os designers estão canalizando essa estética relaxada e atemporal

Mas com o preto, obtive algumas respostas bem claras. Apesar de sua popularidade, pode ser uma cor complicada de se trabalhar em uma combinação. Estas são as combinações que é melhor evitar e o que fazer em vez disso.

ROSA

(Crédito da imagem: Farrow & Ball)

“Eu recomendaria que os proprietários evitassem a combinação de rosa escuro/choque e preto, pois é uma combinação de cores ultrapassada que lembra um quarto de adolescente do início dos anos 2000 e é agressiva aos olhos”, sugere Emily Kantz, gerente de marketing de cores da Sherwin-Williams.

‘Em vez disso, recomendo optar por uma cor mais moderna, como um verde profundo em tons de joias para combinar com o preto e criar um espaço moderno e ousado. Eu também recomendaria não usar preto e marinho, já que as semelhanças entre os dois tons podem criar um ambiente sem graça e “muito escuro”. Em vez disso, eu recomendaria que os proprietários optassem pela combinação de cores preto e branco para obter o visual clássico e atemporal que os proprietários tendem a procurar ao usar marinho.’

Não quer dizer que essa combinação não possa funcionar, o segredo é optar por um tom suave das cores, como você pode ver na cozinha acima. O rosa vai realçar o calor da cor mais escura e o resultado será aconchegante e suave, em vez de austero.

LARANJA

‘Dependendo de quais itens e quanto de um espaço é preto, determinará quais outras cores o complementarão. Cores que devem ser evitadas em combinação com preto são cores super brilhantes e saturadas, como vermelho e laranja. Elas parecem um pouco exageradas, a menos que sejam especificamente para um tema de feriado’, explica a designer Mollie Ranize.

‘Em geral, tons de madeira funcionam melhor com preto e parecem mais sofisticados. Tons de terra também podem funcionar bem com pretos – tinta preta, ferragens e móveis, para citar alguns’, ela acrescenta.

Você pode combinar madeiras e tons mais alaranjados com preto com sucesso se ambos forem tons de destaque. É um visual específico, bem retrô, mas funciona.

AZUL MARINHO

“Eu provavelmente deixaria de lado o azul marinho para usar com preto; se o visual escuro é o que você quer, use preto sobre preto”, sugere o designer Benji Lewis.

‘Para evitar a melancolia, mas sem comprometer o efeito dramático, enchi as paredes com obras de arte (paredes escuras são incríveis para exibir arte) com fortes toques de vermelho e amarelo. Também adicionei marfim à mistura com o carpete flatweave salpicado de azul/marfim e escolhi móveis macios que eram azul-médio – em vez de meia-noite – bege e creme.’

AMARELO

(Crédito da imagem: Little Greene)

“…é muito versátil e, embora eu não tenha muito medo de combiná-lo com qualquer cor, combinar amarelo com preto não é aconselhável para evitar uma estética de abelha”, diz a designer Kati Curtis.

‘O contraste gritante entre os tons brilhantes e ensolarados do amarelo e os tons profundos e escuros do preto pode imitar a aparência de uma abelha, potencialmente fazendo seu espaço parecer menos chique e mais como um mascote de time esportivo. Essa combinação pode dominar o espaço visual, criando uma distração em vez de um ambiente coeso e estiloso.’

‘Em vez disso, considere decorar com preto e tons mais suaves como azul ou verde para manter a sofisticação e, ao mesmo tempo, garantir uma vibração melancólica e coesa. Essa abordagem permite que você aproveite a energia clássica do preto sem o risco de seu espaço ficar lembrando insetos zumbidores.’

BRANCO FRIO

‘Ao usar preto em suas paredes, um branco frio, em tons de azul, pode parecer muito agressivo para este ambiente. Em vez disso, escolha um branco mais empático.’ sugere Patrick O’Donnell, da Farrow & Ball.

‘Eu também recomendaria (como em todos os esquemas) investir realmente na iluminação do espaço. Evite qualquer coisa muito fria e realmente considere usar luminárias de mesa e luzes de quadro para suavizar o drama e evitar iluminação suspensa sempre que possível.’

VERDE

‘Aconchegante ou chique, suave ou ousado, o preto é surpreendentemente versátil e pode complementar qualquer estilo de casa, do tradicional ao moderno. Usar tinta preta, seja apenas um toque ou um cômodo inteiro, pode ter um tremendo impacto visual, explica Helen Shaw, Diretora de Marketing da Benjamin Moore.

‘No entanto, também pode se tornar opressivo se você combinar o preto com outro tom ousado, como amarelo brilhante ou verde vibrante. Embora tecnicamente seja uma cor ‘neutra’, devido à sua saturação e profundidade, o preto faz uma declaração quando usado em casa, então é melhor pensar sobre suas proporções e criar equilíbrio com as cores usadas em outras superfícies.’

“Para um esquema de design infalível, opte por paredes pretas contra piso claro ou móveis estofados em tons neutros e branco”, sugere Helen.

Verde e preto podem funcionar, basta usar um verde mais claro, com tons de sálvia, e o preto como tom de destaque.

MARROM

‘O preto é um desses neutros únicos que podem combinar com qualquer cor na dose, tom e proporção corretos. Existem apenas algumas cores que eu pisaria com cuidado ao combinar com o preto’, diz Tash Bradley, Diretora de Design de Interiores na Lick.

‘Primeiramente, cores muito escuras. Combinar preto com outras cores muito escuras como azul-marinho profundo, marrom escuro ou cinza-escuro pode criar uma atmosfera excessivamente pesada e opressiva. Embora essas combinações possam funcionar em pequenas doses, usá-las extensivamente pode fazer com que um espaço pareça muito escuro e claustrofóbico. Elas estão competindo para fazer o mesmo trabalho, então eu recomendaria escolher uma e encharcar seu espaço de cor.’

ROXO

“Eu, pessoalmente, sinto que qualquer combinação pode funcionar quando devidamente equilibrada ou usada em pequenas doses como uma cor de destaque. No entanto, como regra geral, evito combinar com azul marinho, pois pode criar um visual monótono e indistinto, sem o contraste necessário para fazer qualquer cor se destacar”, diz a designer Jennifer Davis.

‘Da mesma forma, combiná-la com roxo escuro pode levar a uma atmosfera sombria e melancólica. Por fim, tenha cuidado com combinações de preto e vermelho escuro, pois elas podem evocar um clima pesado e intenso. Dito isso, eu já vi todas essas combinações de cores lindamente executadas, mas é preciso um olhar habilidoso para fazer isso’, ela acrescenta.

Há um tema definido para as cores que você não deve combinar com preto. Cores altamente saturadas como rosas, amarelos, vermelhos e verdes são proibidas, a menos que você as use em pequenas quantidades. Da mesma forma, tons mais escuros como marrons, roxos e azuis marinhos são difíceis de fazer funcionar com preto sem criar espaços bastante sombrios.

Dito isso, as combinações de cores são sempre subjetivas e dependem do estilo pessoal e de um espaço específico, então, como sempre digo quando falo sobre tinta, basta pedir amostras e experimentar combinações diferentes antes de descartar qualquer coisa.

Fonte: Homes & Gardens

Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook.

DecorStyle.com.br
Back to top